Video Of Day

Como registrar uma reclamação no Consumidor.gov?


Créditos: Consumidor.gov / Governo Federal


O Consumidor.gov é uma plataforma inovadora que visa solucionar conflitos entre empresas e usuários. Digo inovadora pois ela é confiável, segura e traz muitos benefícios tanto para a empresa quanto para o usuário. É como se ela fosse um PROCON digital, sem que o usuário precise se deslocar até uma agência.

No Consumidor.gov, você encontra as maiores empresas do país, seja do ramo financeiro, da tecnologia, até mesmo as grandes varejistas do país estão lá. 


Então, suponhamos que você tenha uma reclamação contra o Facebook ou a Google por exemplo, na qual você não consegue recuperar sua conta. Nesse caso, acho que vale muito a pena tentar o Consumidor.gov, tendo em vista que essas empresas estão cadastradas lá.


Passo a Passo:


Primeiramente, é necessário que você tenha uma conta Gov.br. Se não tiver uma conta, crie a sua seguindo os passos do seguinte artigo: Como criar uma conta Gov.br? - Passo a Passo


1. Com sua conta Gov.br em mãos, acesse o site https://consumidor.gov.br/ e no canto direito da página, clique em " Entrar com Gov.br ", conforme a imagem abaixo e faça login na sua conta Gov.br. 


consumidor.gov

2. Em seguida, você verá a página inicial da plataforma e deverá clicar em "+Nova Reclamação". 


3. Pode ser que seja preciso você completar um pequeno cadastro, mas que é bem fácil.


4. Após, você terá acesso ao formulário de reclamação da empresa. Preencha com as seguintes respostas.

Nome da Empresa: Google, por exemplo.

Procurou a empresa para solucionar o problema?: Digite sim.

Informe como foi o seu contato com a empresa. Indique número de protocolos, caso possua: Informe que postou sua solicitação na Comunidade de Ajuda, mas mesmo assim não conseguiu acesso à conta. 

Como Comprou/Contratou: Internet

Área: Demais Serviços

Assunto: Serviços de Internet

Problema: dificuldade para ativar/alterar serviço

Código do Assinante/login: coloque o login usando para acessar o Gov.br (seu CPF)

Descreva sua Reclamação: você deve contar sua história de forma detalhada mas resumida. Diga qual seu endereço de e-mail que deseja recuperar (NÃO INSIRA SENHAS) e informe quando e como perdeu acesso. Informa que já tentou o fluxo e, se possível, inclua capturas de tela do seu pedido. 

INFORME SEU PEDIDO: escreva que deseja recuperar o acesso a sua conta Google. 


5. Após, clique em Avançar e Confirme a sua solicitação.

Captura de Tela Consumidor.gov


A empresa irá rever seu pedido e lhe dará uma resposta o quanto antes. Lembre-se de que isso não é uma garantia de que você irá conseguir obter sua conta novamente, pois a empresa leva muitas questões em consideração.

Usei a Google apenas como exemplo, mas dá para tentar com Facebook, Instagram, Bancos, Companhias Aéreas, etc... É muito útil e eu adoro usar :)

Como registrar uma reclamação no Consumidor.gov? Como registrar uma reclamação no Consumidor.gov? Reviewed by YanL on 13:43 Rating: 5

Nenhum comentário

Latest in Sports